12 ideias simples para aperfeiçoar os programas de sócio-torcedor

A torcida é o 12º jogador durante os jogos. O torcedor, ao tornar-se sócio, desempenha um papel importante como agente direto para o crescimento de receitas do clube de futebol.

Com a intenção de contribuir para o desenvolvimento dos programas de sócio e consequentemente com a geração de receita para os clubes, selecionamos 12 ideias simples para melhorar o relacionamento entre o clube e os seus sócios ou potenciais sócios. Algumas das sugestões, de forma geral, já são praticadas em alguns clubes de futebol a nível nacional e internacional e merecem destaque:

1 – Campanhas para atualização – Exemplo: ‘Sócios Atualizados, são Sócios Premiados’. Premiação mensal de um sócio, que tenha as mensalidades todas pagas, com uma bola autografada, um cachecol, um boné ou um ingresso para o próximo jogo, por exemplo.

2 – Conteúdo exclusivo para sócios – Uma forma de compartilhar conteúdo, é dar acesso à lista de melhores amigos do Instagram para os sócios. Assim, apenas estes poderão receber posts exclusivos e interações que não são compartilhadas de forma pública.

3 – Campanha de aniversário dos associados – Envio de mensagem personalizada para o aniversariante, cupom de desconto na loja e na compra de ingressos, por exemplo.

4 – Dedicado ao setor mais jovem, e com o objetivo de expandir a projeção do clube para angariar novos sócios, criação de campanha para distribuir ingressos em assentos reservados, com o objetivo de incutir desde cedo a cultura do clube nos jovens torcedores.

5 – Mobilidade – Encontrar formas confortáveis e eficientes para os adeptos se deslocarem até o estádio mediante parceria com empresa de transporte privado urbano (exemplo: Uber). O parceiro deve ter uma abordagem alinhada com a estratégia do clube e garantir vantagens exclusivas e inovadoras aos Sócios. O objetivo é levar mais pessoas ao estádio de forma segura, encontrando alternativas de mobilidade para o deslocamento ao estádio em dia de jogo, o que torna a experiência mais econômica, confortável e eficiente.

6 – Ampliar o programa de vantagens com mais lojas participantes a nível nacional e internacional – Por exemplo, quando o sócio compra (em loja participante) acumula pontos para trocar por produtos/serviços entre os parceiros do clube. Uma dessas trocas, pode ser ingressos de cinemas, crédito em Uber, crédito em combustível e muito mais.

7 – Parceria com plataforma de streaming – Alguns clubes já firmaram parcerias com a Spotify e com a Deezer. A música e o futebol têm uma longa tradição, desde músicas de aquecimento, hinos do estádio até as músicas favoritas dos jogadores. As plataformas podem oferecer aos usuários listas de música criadas pelo clube e também pelos seus principais jogadores. Em plataformas de streaming, o sócio pode ter acesso às músicas que o elenco ouve no pré-jogo, o que pode incluir playlists personalizadas.

8 – Newsletter – Todos os meses, os contatos de e-mail da base de dados do clube devem ser impactados pela Newsletter do clube com várias notícias alusivas não só às equipes profissionais de futebol, mas de todas as outras modalidades.

9 – Personalizar o atendimento para identificar e individualizar de acordo com cada associado – Oferecer melhores produtos e serviços especificamente para cada sócio torcedor. Para que isso ocorra, é necessário um cadastro atualizado e com as tendências contemporâneas. Por exemplo, Uber, iFood, streaming (Netflix, Spotify…), jornal (físico ou digital), etc. Essas informações podem ajudar também em outras campanhas.

10 – Criação de modalidade associativa com preço mais popular – Atualmente encontramos clubes com mensalidades desde R$ 10,00 e o sócio tem como vantagem (por exemplo) desconto em produtos oficiais, participação em promoções e sorteios do Clube, direito a voto nas eleições do Clube e etc. A intenção com esta modalidade associativa é considerar o atual cenário econômico do País e, ao mesmo tempo, entender que pode ser o início de uma relação associativa duradoura e este sócio poderá mudar para outra modalidade no futuro, sobretudo para obter outros tipos de vantagens.

11 – Criação de modalidade associativa para o público infantil – A modalidade para crianças com idade até 11 anos e 11 meses tem como vantagem (por exemplo), isenção nos jogos, autógrafo e fotos com os jogadores, participação em promoções e sorteios do Clube e descontos especiais em modalidades, salões de festa, etc.

12 – Programa de visitas em escolas – Possibilita impactar milhares de estudantes de vários graus de ensino. A curto/médio prazo, estas visitas refletirão no aumento do número de sócios jovens, o que garante o futuro do clube. Pode ter um impacto bastante positivo, comprovado pelo número de entradas de jovens nos jogos.

Para concluir, ressaltamos que o clube necessita encontrar equilíbrio entre manter o que já é feito e  explorar novas possibilidades. O clube pode inovar em alguns pontos, seja pela imitação criativa de outras realidades, bem como pela criação de uma ideia inovadora de acordo a experiência e observação do seu quadro de sócio- torcedor.

Por: Thiago Bruno de Jesus Silva – Doutor em Contabilidade pela UFSC e Professor pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

plugins premium WordPress