A gestão em saúde no futebol

A gestão em saúde possui como premissa realizar a administração das ações relacionadas com a saúde, em seu aspecto integral, buscando o bem-estar físico, mental e social. O trabalho pode ser executado em ambulatório, hospital, postos de saúde, departamentos de saúde, fundações, instituições esportivas, entre outros.

No futebol, o trabalho do gestor em saúde tem por objetivo garantir que o atleta esteja em condições ótimas para a o desempenho profissional, buscando o resultado maior do atleta que é a obtenção do título de uma competição. Este trabalho envolve ações de direção, regulação, definição de funções da equipe de saúde, dentre outras.

Frente a complexidade das ações é importante estar em sintonia com a Direção Técnica da equipe, pois o feedback é essencial para a execução da Gestão em saúde. A amplitude da gestão está em acompanhar os aspectos físicos, sociais, prevenção, recuperação, nutricionais, psicológicos, etc.

Embora o processo seja considerado árduo, deve haver um pensamento a longo prazo para que os atletas tenham uma gestão eficaz de sua saúde, com intervenções adequadas e individuais para cada atleta em todos os aspectos, nos quais citamos fisiológicos, nutricionais, psicológicos, preparação física, hormonais, hematológicos, ortopédicos e musculares, sendo justificado pelo trabalho Interprofissional em saúde que é amplamente divulgado pela Organização Mundial de Saúde.

Desta forma, é possível sim realizar um trabalho de qualidade em saúde para que os atletas sempre estejam aptos a disputar uma competição de futebol e conseguirem o resultado máximo do esporte!

Por: Prof. Rodolfo Prado da Silva  Consultor

Deixe seu comentário!

GoalManage

A GoalManage é uma empresa de consultoria e assessoria em gestão esportiva, com vasta experiência no mercado.

GoalManage es una empresa de consultoría y asesoramiento en gestión deportiva, con amplia experiencia en el mercado.

Artigos recentes

Fanpage