Como os clubes de futebol podem tornar a marca mais atraente para investimentos?

bola-dinheiro

Para aumentar o interesse da marca, os clubes devem manter um trabalho de desenvolvimento da marca. Os clubes podem ser comparados a grandes empresas, o que explica a importância de uma marca forte. Com alto reconhecimento, têm-se a oportunidade de aumentar as receitas entre os patrocinadores, os seus sócios e torcedores.

Além disso, a possibilidade de cobrar um preço mais alto pelos produtos aumenta com uma marca forte. Para melhorar a qualidade percebida da marca, alguns clubes usam perfis e jogadores em seu marketing. A qualidade percebida pode aumentar por meio da produção de bons resultados em campo. O uso de jogadores é mais fácil de controlar do que resultados em campo, razão pela qual, usam jogadores e perfis.

Os clubes devem utilizar diferentes tipos de canais de comunicação para atrair clientes e fazer com que eles se relacionem com a sua marca. Além da mídia tradicional, como jornal, comerciais de TV e cartazes, podem usar as mídias sociais, cada vez mais. Ao usar, divulgar informações rapidamente, cria-se um forte vínculo entre o clube e os stakeholdersO valor da marca dos clubes se torna visível em sua capacidade de manter e gerar “clientes“.

Aspectos importantes para desenvolver a marca e torná-la mais atrativa para investimentos:

• Identidade visual

Os clubes precisam criar uma identidade visual unitária que passe por todos os aspectos. A identidade visual inclui logotipo, cores, valores e frases ligadas ao clube. Isso deve ser aparente em tudo, desde os guardanapos nos restaurantes até as roupas dos jogadores para a atenção da mídia. Podem pedir a seus jogadores que falem sobre o clube em suas redes sociais, pois isso aumentará a qualidade percebida e a conscientização da marca.

• Acredite na marca

Ao tentar atrair patrocinadores, devem acreditar nos benefícios que sua marca dispõe. O clube tem que perceber que a marca não está vinculada geograficamente e começar a buscar patrocinadores não apenas locais. Também, precisam melhorar sua capacidade de negociar com os patrocinadores. Ao explicar a história e as vantagens de estar associado à marca, os patrocinadores estarão mais abertos para receber a mensagem.

• Uso de soluções técnicas

Para aumentar o envolvimento dos torcedores, soluções tecnológicas podem ser usadas de diferentes maneiras. Os clubes podem, por exemplo, criar aplicativos que forneçam informações aos torcedores. Além disso, podem fazer perguntas aos torcedores por meio do aplicativo ou outras atividades semelhantes para torná-los mais envolvidos.

** Este artigo foi inspirado e elaborado a partir da leitura da tese de doutorado em Administração intitulada Swedish Football Clubs: A study of how to increase the revenues in Allsvenskan, do Pär Karlsson e do Fredrik Skännestig. Aproveito e indico a leitura. **

 

Autor: Thiago Bruno de Jesus Silva

Doutor em Contabilidade (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciências Contábeis (2016) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Controladoria (2013) e Bacharel em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trabalha com as grandes áreas de Administração e Ciências Contábeis, com ênfase nas seguintes temáticas: Planejamento e Controle Organizacional, Gestão de Clubes de Futebol, Gestão de Cooperativas, Gestão no Agronegócio, Governança Corporativa e Administração e Gestão Pública. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). E-mail: thiagobruno@ufrb.edu.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts recentes

plugins premium WordPress