O desempenho de jogadores e equipes de futebol é influenciado por diversos fatores. Um que se destaca é o relacionamento interpessoal, mais especificamente o clima e cultura de confiança interpessoal das equipes.
Basicamente o relacionamento interpessoal é o modo como interagimos uns com os outros. Essa interação deve ser assertiva, permeada por valores como respeito e confiança. Esse tipo de interação influencia positivamente no desempenho integrado e interdependente das equipes, com novas aprendizagens e a desejada evolução do desempenho dos jogadores e das equipes. Por outro lado, algumas relações interpessoais são permeadas por conflitos e desconfiança, atitudes agressivas e passivas, gerando barreiras na fluidez de desempenho. Situações conflitantes, que têm como resultado a tristeza, ansiedade, raiva e apatia. Esses sentimentos influenciam negativamente no desempenho dos jogadores e da equipe como um todo. Os resultados são a indisciplina e falta de cumprimento das orientações do Técnico e da Equipe Multidisciplinar, jogadas individuais, reações emocionais negativas diante de críticas de companheiros e da torcida e uma desmotivação. Um clima de trabalho que distancia os jogadores e equipes do alto desempenho potencial.
O alto desempenho da equipe, com coesão grupal, é alcançado quando existe um clima de respeito e confiança nas interações sociais. Passa também por um sentimento de pertencimento e alegria, com valores ajustados com o clube e com a torcida. A satisfação individual tem correlação significativa com a coesão das equipes desportivas, de forma recíproca.
Um clima de confiança interpessoal é desenvolvido de forma gradual, respeitando a individualidade e singularidade de cada jogador e dos integrantes da equipe técnica, por meio de intervenções do Psicólogo do Esporte no acompanhamento individual dos atletas, no desenvolvimento da equipe através de trabalhos coletivos e uma interação constante com a equipe multidisciplinar.
A confiança interpessoal é um termômetro para avaliar como estão as relações sociais. Como está o nível de confiança entre os jogadores e a equipe técnica do seu clube?
Por: Cassiano Ferreira Novo – Psicólogo e Especialista em Psicologia do Esporte